Tuesday, April 16, 2024

Intervenção da Directora Executiva do Txeka no “Workshop para a “Auscultação Publica e Recolha de Informação/Sugestões para Adopção de Reformas ou Medidas a Curto Prazo a Serem Implementadas no Processo Eleitoral em Moçambique”.


 Que as Eleições não funcionam há anos está claro!

Que precisamos de uma reforma do Modelo de Gestão Eleitoral está claro!

Que preciasamos de uma Reforma do Sistema Político está claro!

Que precisamos de uma reflexão sobre o Papel dos Tribunais e do Conselho Constitucional nos processos eleitorais está claro!

E nós? Sociedade Civil? Porque continuamos a Legitimar as Eleições Fraudulentas?

Porque continuamos a ir ao "circo"?

Porque não se faz igualmente uma reflexão em prol do papel que a sociedade civil moçambicana tem tido até agora ao Legitimar estes processos?

É uma luta de Egos? É apenas por uma corrida desenfreada aos financiamentos disponibilizados pelos Doadores, que continuam a perpetuar e a alimentar este sistema?


Não falo em deixarmos de fazer a monitoria dos processos eleitorais. Falo de uma reflexão. Porque nós legitimamos os processos eleitorais Fraudulentos quando fazemos parte de um processo que já está viciado desde o início.

Não podemos apontar apenas os dedos aos outros actores que fazem parte dos processos eleitorais moçambicanos. Devemos também fazer uma auto reflexão sobre o nosso papel enquanto sociedade civil e cidadãos moçambicanos.








 A Convite da Ordem dos Advogados de Moçambique, através da Comissão dos Direitos Humanos (CDH-OAM) – uma unidade operacional criada com o objectivo de defender o Estado de Direito Democrático e os direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos, o Txeka está a participar do “Workshop para a “Auscultação Publica e Recolha de Informação/Sugestões para Adopção de Reformas ou Medidas a Curto Prazo a Serem Implementadas no Processo Eleitoral em Moçambique”.

Tuesday, April 9, 2024

Campanha “Sou Mulher Moçambicana”

 


“Eu sou uma mulher moçambicana e  apesar do assédio sexual nas escolas eu consegui terminar o nível médio sem ceder para nenhum professor”.


#assediosexualnasescolas

#mulher

#professor

#txekala

Sunday, April 7, 2024

7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana



 Celebra-se hoje, 7 de Abril, o dia da Mulher Moçambicana.


Nesta data recordamos todas as heroínas moçambicanas que deram a sua vida para a Libertação da Nação, e as que lutam diáriamente para desenvolvimento do país. 

As mulheres moçambicanas são fortes, resilientes, lutadoras, empreendoras. São a base da família e também a base da Nação.

Hoje não só celebramos as suas vitórias como também recordamos os desafios que dificultam o desenvolvimento saudável da Mulher em Moçambique. 

 São muitas as mulheres que ainda têm os seus direitos físicos, económicos, politicos,  socias e democráticos violados. 

É dever de cada cidadão moçambicano garantir que os seus direitos sejam respeitados: melhores condições de educação,  o direito à decisão sobre o seu corpo, o combate à violência doméstica, direito à saúde, bem como garantir o seu empoderamento económico.

Só assim poderemos ter um Moçambique seguro para as mulheres e raparigas. 

O Txeka deseja Feliz Dia da Mulher Moçambicana.

Dia Internacional dos Direitos Humanos

 Diante da grave Crise Política e Social, da Violência, das Mortes e Desrespeito pelos Direitos Humanos que afecta Moçambique, não faz senti...