Sunday, June 4, 2023

TV Miramar faz reportagem sobre o trabalho do Txeka


 A TV Miramar fez uma reportagem sobre o trabalho que o Txeka tem vindo a realizar na Educação para a Cidadania, Direitos Humanos das Mulheres, Democracia, Boa Governação o, Monitoria das Eleiçoes, e contra todo o tipo de violencia contra as mulheres.



A Plataforma Txeka surge do movimento de cidadania Olho do Cidadão, um movimento de cidadania que surgiu em Moçambique em 2012, através de uma plataforma de estudantes de blogs da Universidade Eduardo Mondlane, dirigido a jovens estudantes universitários, implementando o conceito Cidadão-Jornalista, através do uso de telemóveis, reportagem cidadã, gravar, filmar, fotografar, com o objectivo primordial de contribuir para o aumento da participação política através do uso da tecnologia, dar voz ao Cidadão e também contribuir para a Boa Governação – Aumento da Transparência, Prestação de Contas emMoçambique.



Em 2014, visando o Monitoramento das V Eleições Gerais e Legislativas Moçambicanas realizadas em 15 de outubro de 2014, idealizadas pelo USHAIDI Quênia, o Olho do Cidadão em parceria com organizações da sociedade civil, como NMID, Observatório Eleitoral, Progresso, CIP, Cesc, Diakonia e (Grupo Soico) com o apoio do Alto Comissariado do Canadá, criou uma plataforma online denominada “Txeka-Lá” cujo principal objetivo era dar voz aos cidadãos em Moçambique durante o Processo Eleitoral, colocando o cidadão como protagonista nas Eleições , como cidadão-observador.

Através dos Serviços de Mensagens Curtas (SMS), Redes Sociais como Facebook e Twitter, WhatsApp, os Cidadãos tiveram a oportunidade de serem observadores, reportando, boas práticas e fraudes com vídeos e fotos para a Plataforma Txeka Lá.



Em 2017 a Plataforma Txeka implementou uma estratégia de comunicação nas Redes Sociais (Facebook e Twitter) para Educação Cívica para as Eleições Intermédias de Nampula em 2018, que teve início a 1 de Dezembro de 2017 até 17 de Janeiro de 2018. Esta estratégia foi direcionada para o engajamento de Mulheres e Jovens Moçambicanos no Processo Eleitoral em Nampula.

Desde 2015, o Olho do Cidadão tem um programa quinzenal de Cidadania naTelevisão STV, no programa matutino. Em 2018, o Olho do Cidadão iniciou uma nova parceria com a Televisão Miramar, por meio da Rubrica da Cidadania que será igualmente quinzenal.

A Txeka tem uma nova estratégia que é a Educação Cívica nas Eleições e Engajamento da Juventude, concretamente das Mulheres.

E uma Plataforma de luta contra todo o tipo de violencia contra as mulheres e promoção dos Direitos das Mulheres.

No comments:

Post a Comment

Dia Internacional dos Direitos Humanos

 Diante da grave Crise Política e Social, da Violência, das Mortes e Desrespeito pelos Direitos Humanos que afecta Moçambique, não faz senti...