Campanha Relativa ao Mês Internacional da Mulher
Desafios da Mulher Empreendedora
Cerca de 60% das pequenas e médias empresas moçambicanas são geridas por mulheres.
No entanto, estas mulheres empreendedoras tipicamente são proprietárias de empresas mais pequenas, empregam menos pessoas, assumem mais responsabilidades em casa e têm menos acesso às redes de informação.
De acordo com o Fórum Mulher esse fenômeno deve-se ao difícil acesso ao financiamento e falta de acesso iguais, no tocante às oportunidades que os homens".
Embora as mulheres moçambicanas movimentem enormes quantidades de dinheiro no mercado informal.
Os instrumentos usados não são sofisticados para a sua participação no sistema financeiro daí que a sua contribuição não é representada nas estatísticas oficiais.
Segundo pesquisa de “Mapeamento dos Negócios Inspiradores Femininos”, feita pela NOZ Inteligência, no Brasil em parceria com o Movimento Expansão e Plataforma Empreendedoras Maduras, as mulheres enfrentam várias dificuldades, incluindo a falta do acesso ao financiamento bancário para iniciar um negócio próprio.
Segundo explica , num universo de 850 mulheres 89% das mulheres utilizaram recursos próprios, e apenas 2 a cada 100 entrevistadas utilizaram linhas de crédito disponíveis a investidores.
Em outros momentos que não o início do empreendimento, 24% tomaram empréstimos de amigos e familiares e 20% realizaram empréstimos através de linhas de crédito para empresas.
Quando o assunto é acesso ao crédito, elas veem como “nada justo e acessível” as taxa de juros; a burocracia e documentação necessária; a aprovação do crédito; e a renegociação do valor de comparado com o acesso ao crédito do homem.
Fonte1 https://opais.co.mz/fdc-diz-que-fraco-financiamento-dificulta-inclusao-da-mulher-na-economia/
Fonte2. VOA
#mulher
#empreendedorismo
#txekala
No comments:
Post a Comment